Prefeito Clóvis Cuccoloto é eleito pela segunda vez presidente da Amsop

473567651_1732047050975877_4140022701380936684_n
Em assembleia realizada nesta quarta-feira, 15/01, o prefeito de São João, Clóvis Cuccolotto, foi eleito, por aclamação, o 52º presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), para o ano de 2025. Esta é a segunda vez que o prefeito Clóvis irá presidir a Amsop. A primeira, foi em 2011.
“A Amsop tem uma força política muito grande, é respeitada em todo o estado do Paraná e, por isso, é uma grande missão em questão de trabalho”, destacou Clóvis Cuccolotto.
O novo presidente ressaltou, também, que, juntamente com toda a diretoria, irá “se dedicar aos projetos macro, como as rodovias, a luta pelos produtores de leite vai continuar, bem como, vamos retomar a ideia do aeroporto regional, além, é claro, das demandas em saúde e educação que são sempre perenes.
O novo vice-presidente da Amsop é o prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto, que convocou uma reunião entre os prefeitos e a diretoria do Hospital Regional do Sudoeste, para verificar questões pontuais do atendimento.
O prefeito de Francisco Beltrão, maior município do sudoeste em população, Antônio Pedron, que irá presidir a Comissão do Municipalismo e Desenvolvimento Regional da Amsop, assinalou que o trabalho será “firme em projetos de mobilidade, pois, a infraestrutura sempre traz progresso, riqueza e desenvolve toda uma região”.
Ainda conforme Pedron, o foco principal a partir de agora deverá ser a BR-163, com a conclusão da duplicação entre Cascavel e a comunidade de Marmelândia, em Realeza, e, posteriormente, de todo o Corredor Sudoeste, até Pato Branco.
Por sua vez, os deputados estaduais Wilmar Reichembach e Luís Corti e o deputado federal Vermelho se comprometeram em defender o municipalismo e as demandas da região sudoeste em Curitiba e Brasília, bem como, se colocaram à disposição dos 42 prefeitos.
A nova diretoria da Amsop é composta, também, pelos prefeitos Luiz Carlos Boni (Planalto), como 1º secretário, Mário Paulek (Mariópolis), na função de 2º secretário, Anderson Barreto (Coronel Vivida), é o 1º tesoureiro, e Fernando Cadore (Salto do Lontra), 2º tesoureiro. Já o Conselho Fiscal é composto pelos prefeitos Marciano Vottri (Vitorino), Hélio Surdi (Bom Jesus do Sul) e Jaime Stang (Nova Esperança do Sudoeste), como titulares, e, suplentes, os prefeitos Vilmar Schmoller (Itapejara D’Oeste), Edsom Bagetti (Pérola D’Oeste) e Givanildo Trumi (Boa Esperança do Iguaçu).
Na sequência, foram formadas as Comissões Temáticas da Amsop para o período 2025-2028, que passaram de cinco para nove, após alteração no Estatuto da entidade, sendo a Comissão do Municipalismo e Desenvolvimento Regional presidida pelo prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron; Comissão de Turismo com o prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi; Comissão de Educação tendo o prefeito de Salgado Filho, Volmar Duarte, na presidência; Comissão de Cultura sob a presidência do prefeito de Enéas Marques, Edson Lupatini; Comissão de Esporte presidida pelo prefeito de Pérola D’Oeste, Edsom Bagetti; Comissão de Saúde com o prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto; Comissão de Ação Social presidida pela prefeita de Renascença, Fabiele Manfredi; Comissão de Agricultura sob a responsabilidade do prefeito de Vitorino, Marciano Vottri e Comissão de Meio Ambiente a cargo do prefeito de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi.
A mesa de honra foi composta pelo presidente eleito da Amsop e prefeito de São João, Clóvis Cuccolotto, vice-presidente eleito e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto, prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Pedron, diretor-executivo da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Vinícius Almeida, o agora ex-presidente da Amsop, Eloir Lange, os deputados estaduais Wilmar Reichembach e Luís Corti e o deputado federal Vermelho.