AGRICULTOR É ATACADO POR PUMA EM MAQUINÉ

495002592_1089659293187977_8890383703228992685_n
Um agricultor aposentado, morador de Barra do Ouro — distrito pertencente ao município de Maquiné — teria sido vítima de um ataque de um puma na tarde deste domingo (4).
O incidente, ainda sem confirmação oficial, ocorreu enquanto o homem realizava manejo com o gado em uma área rural, acompanhado de seus cães.
De acordo com informações preliminares, os cães teriam começado a latir insistentemente próximo a uma área de toca, levando o agricultor a se aproximar para verificar. Foi nesse momento que, segundo o relato, um felino de grande porte — possivelmente uma fêmea com filhotes — teria avançado contra o homem, sendo contido pelos próprios cães, que conseguiram afugentar o animal.
Ferido, o agricultor foi levado inicialmente ao Posto Central de Saúde e, posteriormente, encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima.
Apesar dos ferimentos, seu estado de saúde é estável e ele já se encontra em casa.
Nas redes sociais, circulou neste domingo (4) uma nota atribuída à Prefeitura de Maquiné, tratando o caso como um ataque confirmado. No entanto, o prefeito Luciano Dias negou a autenticidade do texto, afirmando que um pronunciamento oficial da prefeitura será feito apenas nesta segunda-feira (5).
Mesmo sem confirmação oficial do ataque, o prefeito declarou que acredita na versão do agricultor, que é um ex-guarda-parque e profundo conhecedor da região da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Segundo Dias, há registros da presença de pumas em áreas próximas à Barra do Ouro.
A Prefeitura de Maquiné informou que uma equipe técnica fará uma avaliação da área do suposto ataque nos próximos dias. Além disso, o governo estadual será acionado, já que a responsabilidade ambiental é de sua alçada.
A intenção é orientar moradores, turistas e frequentadores sobre a presença de animais silvestres de grande porte e os cuidados necessários em áreas de mata e pastagem.
🌀Fonte Lucas Filho
📸Foto reprodução redes sociais