no1
29/09/2021
Vulcão nas Canárias: autoridades pedem a moradores que selem portas e janelas devido a gases tóxicos

Autoridades das Ilhas Canárias, na Espanha, pediram aos moradores na costa oeste de La Palma que selem portas e janelas com fita adesiva e toalhas úmidas para evitar os gases tóxicos expelidos pela lava do vulcão Cumbre Vieja.

O serviço de emergência do arquipélago no Oceano Atlântico pediu a todos que estão ao ar livre a menos de 3,5 km da área que encontrem imediatamente um lugar seguro para se abrigar. As pessoas também foram aconselhaadas a protegerem a boca e o nariz com um pano úmido.

 

 

A lava incandescente chegou ao mar na noite de terça-feira (28), caindo de um penhasco na área de Playa Nueva, perto da cidade de Tazacorte, nove dias após o início da erupção do vulcão .

Especialistas alertam que o rápido resfriamento da lava ao entrar em contato com a água do Oceano Atlântico é preocupante, porque pode liberar gases tóxicos, carregados de ácido clorídrico.

 

Evacuação em um raio de 2 km:
 
Todas as pessoas em um raio de 2 km foram evacuadas e uma área mais ampla está bloqueada, disse o prefeito de Tazacorte, Juan Miguel Rodriguez Acosta, a um canal de televisão local.

 
Ele disse que evacuações adicionais não foram necessárias porque a nuvem tóxica está se movendo para o leste e afirmou também que todas as estradas para a parte sul da ilha de Palma foram atingidas pela lava.

O governo da Espanha declarou na terça que a área do vulcão é uma "zona de catástrofe" e destinou uma ajuda emergencial de € 10,5 milhões (cerca de R$ 67 milhões) para os desalojados.
 

 

 

Rastro de destruição:

Desde que o vulcão entrou em erupção, no dia 19, mais de 600 construções e cerca de 20 km de ruas e estradas já foram atingidas pela lava, além de plantações de banana.
Milhares de pessoas foram evacuadas de suas casas e três vilas costeiras foram fechadas na segunda-feira (27), antes de a lava atingir o oceano.

Não há registro de mortos ou feridos até o momento.

 

Créditos: Vanderléia/g1/aquarelafm

Compartilhe com seus amigos!
no2

(46)3543-2679 / (46)3543-2611 / (46) 3543-4029

(46) 9-9933-3001 - pedido musical

opec@aquarelafm.radio.br / 46- 9-9915-3813 Comercial

Av. Bruno Zution, 2912, Centro, Realeza - Paraná / Caixa Postal 101