no1
16/01/2022
Erupção de vulcão em Tonga provoca tsunami no sul do Pacífico; EUA, Japão e Chile ficam em alerta

A erupção de um vulcão submarino no arquipélago de Tonga neste sábado (15) provocou tsunami no sul do Pacífico.

Uma base dos Estados Unidos na Samoa Americana confirmou o alerta de tsunami e registrou grandes ondas avançando sobre a região durante a manhã. Ao longo do sábado, além dos EUA, Japão, Chile e Equador também emitiram alertas.

Na noite de sábado (15), o Equador cancelou o alerta de tsunami para a costa continental, mas continua monitorando as variações no nível do mar, informaram as autoridades do país.
O Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos emitiu alertas de tsunami para a costa oeste do país, da Califórnia ao Alasca, prevendo ondas de até 60 centímetros e fortes correntes, destacou a agência de notícias France Presse.

Inundações foram registradas, por exemplo, na cidade de Santa Cruz, na costa da Califórnia.
"Um tsunami está em andamento. Lembre-se: a primeira onda pode não ser a maior. Afaste-se da costa e dirija-se a terrenos mais altos", escreveu o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis do país.

O mesmo aconteceu com o Canadá, que emitiu um aviso de tsunami para a província de British Columbia. Além disso, de acordo com os serviços meteorológicos dos EUA, o Havaí foi afetado por "pequenas inundações".

No Japão, a agência meteorológica do país emitiu alertas de tsunami nas primeiras horas de domingo, além de ordens de evacuação. Autoridades relataram uma onda de 1,2 metro na remota ilha de Amami

Um funcionário da agência no Japão pediu às pessoas que não se aproximassem do mar até os alertas de tsunami serem suspensos. Os avisos - os primeiros em mais de cinco anos - abrangeram várias áreas específicas.

Já o Escritório Nacional de Emergências do Chile (Onemi) alertou neste sábado (15) sobre a possibilidade de um "tsunami menor" atingir a Ilha de Páscoa e a parte da costa continental. "Por precaução, saia da área de praia, devido a um tsunami menor", disse o escritório como "medida preventiva" no caso de uma eventual ocorrência devido à erupção do vulcão.

Na Nova Zelândia, a agência de gerenciamento de emergências emitiu um aviso de tsunami nas costas norte e leste do país, prevendo correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis ao longo das costas nessas áreas.

As autoridades do Equador também emitiram um alerta de tsunami para a costa continental do país enquanto monitoravam as variações do nível do mar nas Ilhas Galápagos.
Na Austrália, autoridades disseram que partes do litoral, incluindo Sydney, podem ser atingidas por ondas. Os moradores do estado vizinho de Nova Gales do Sul também foram aconselhados a "sair da água e se afastar da costa".

Créditos: Vanderléia/g1/aquarelafm

Compartilhe com seus amigos!
no2

(46)3543-2679 / (46)3543-2611 / (46) 3543-4029

(46) 9-9933-3001 - pedido musical

opec@aquarelafm.radio.br / 46- 9-9915-3813 Comercial

Av. Bruno Zution, 2912, Centro, Realeza - Paraná / Caixa Postal 101