no1
31/03/2022
Ministros das Relações Exteriores da Rússia e da Ucrânia podem se reunir em duas semanas

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e seu colega ucraniano, Dmitro Kuleba, podem se encontrar "em uma ou duas semanas", disse o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Cavusoglu, nesta quinta-feira (31).

"Pode haver uma reunião de alto nível, pelo menos entre os ministros, em uma semana ou duas", disse Cavusoglu em entrevista à televisão, explicando que é "impossível adiantar uma data", mas a Turquia está disposta a sediar tal reunião" como um mediador sincero.

"O importante é que as duas partes se encontrem e acordem um cessar-fogo duradouro (...) É impossível negociar sob a pressão das armas", disse.

Sobre a evacuação de civis do porto ucraniano de Mariupol, sitiado pelas forças russas, operação na qual a Turquia fez parceria com a França e a Grécia, o ministro disse que seu governo propôs a abertura de "dois corredores humanitários, para a Rússia e a Ucrânia".

"Ninguém deve pressionar os civis a escolher um corredor ou outro. Todos devem poder ir aonde quiserem", disse ele.

Referindo-se às conversas entre as delegações dos dois países em Istambul na última terça-feira (29), o ministro turco disse que eles alcançaram "os resultados mais significativos" desde o início do conflito em 24 de fevereiro.

"As partes chegaram a um compromisso em algumas questões. Outras ainda precisam ser negociadas, por exemplo, a neutralidade" da Ucrânia, explicou.

A Turquia sediou em 10 de março a primeira reunião entre os ministros Lavrov e Kuleba desde o início do conflito na cidade de Antalya, sem resultados concretos.

Créditos: Vanderléia/aquarelafm

Compartilhe com seus amigos!
no2

(46)3543-2679 / (46)3543-2611 / (46) 3543-4029

(46) 9-9933-3001 - pedido musical

opec@aquarelafm.radio.br / 46- 9-9915-3813 Comercial

Av. Bruno Zution, 2912, Centro, Realeza - Paraná / Caixa Postal 101