O resultado acumulado da produção industrial no Paraná registrou queda de 2,6% em 2020, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (9) na Pesquisa Industrial Mensal (PIM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),.
A redução interrompeu três anos consecutivos com acumulado positivo na produção industrial. Em 2019, o Paraná teve o melhor resultado do país, com crescimento de 5,7%. O último acumulado positivo havia sido em 2016, com queda de 4,3%.
Na avaliação do governo estadual, os números mensais indicam recuperação, visto que a queda era maior em julho, por exemplo, com redução de 8,7%.
Em dezembro, o estado registrou o oitavo mês consecutivo de crescimento da produção industrial. Em dezembro, o resultado foi de 2,8%. Em 2020, houve queda apenas em março e abril - meses impactados pela pandemia do novo coronavírus.
No recorte mensal, comparando os meses do ano passado com 2019, dezembro teve o maior salto, com 18,9%. Conforme a análise do IBGE, a atividade sentiu o pedo da crise no segundo trimestre, voltando a crescer no fim do ano.
Para o governo estadual, o movimento foi impulsionado pela recuperação da indústria pesada e o setor ampliado de máquinas e equipamentos. As indústrias alimentícias também ajudaram a compor o crescimento do mês.
A indústria registrou saldo positivo de 25.880 postos de trabalho com carteira assinada em 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
O resultado foi representativo no saldo total de 52.670 empregos formais gerados no estado no ano passado.
Créditos: G1 -João Peron-AQUARELA FM.