no1
03/03/2021
Conselho Universitário da UFFS aprova criação dos cursos de Pedagogia e Administração Pública para Realeza

O Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) contará com mais dois cursos de graduação: Pedagogia e Administração Pública. A criação dos cursos foi oficializada pelo Conselho Universitário da UFFS com a publicação das Decisões Nº 2 e 3/CONSUNI/UFFS/2021. As duas novas graduações contemplam as propostas contidas no plano de expansão dos cursos de graduação elaborado pelo Campus Realeza, em conjunto com a sociedade civil.

Os dois cursos buscam atender demandas da região Sudoeste do Paraná, em especial, contribuindo com a formação de professores, além da promoção do desenvolvimento regional a partir da qualificação de administradores públicos e organizações sociais. “É importante ressaltar que a escolha por esses dois cursos não foi aleatória, mas partiu de um profundo diagnóstico das demandas regionais por formação, num processo que envolveu intenso diálogo com as organizações e movimentos da sociedade civil e com as entidades representativas do poder público da região. A ampliação de oportunidades de formação é um sonho que o campus Realeza acalenta há vários anos”, comentou o diretor do Campus Realeza, Marcos Antônio Beal.

Ainda, segundo o diretor, além de novas possibilidades de formação para a comunidade do Sudoeste do Paraná, a conquista oportuniza o desenvolvimento da pesquisa e da extensão em assuntos estratégicos para a região. “Tanto a formação de educadores, cada vez mais relegada à educação à distância, quanto a realidade da gestão pública no Sudoeste, que vem observando piora significativa nos indicadores nos últimos anos, são desafios que a universidade pretende ajudar a região a responder com a criação desses cursos”, ressaltou Beal.

Inicialmente, o ingresso de estudantes nos cursos será realizado de maneira alternada, ou seja, os anos de 2021 e 2023 serão destinados a entrada no curso de Administração Pública, e os anos de 2022 e 2024 contemplarão o ingresso de estudantes no curso de Pedagogia. As formas de ingresso ainda estão em discussão, mas levarão em consideração a adesão da UFFS ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Ambos os cursos ofertarão 20 vagas.

Acordo com o IFPR

Para a criação dos cursos, a UFFS – Campus Realeza buscou consolidar um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) do Campus Capanema e do Campus Avançado Barracão. O acordo prevê a colaboração docente com objetivo de desenvolver ações de complementaridade e fortalecimento dos cursos de graduação em ambas as instituições. Em contrapartida, a UFFS – Campus Realeza contribuirá com as ações do curso de licenciatura em Matemática do IFPR - Campus Capanema e com a criação de novos cursos no Campus Avançado Barracão.

Dessa forma, o quadro docente dos cursos de Pedagogia e Administração Pública, além dos professores do Campus Realeza, também será composto por nove professores do IFPR - Campus Capanema, dos quais dois atuarão no curso de Pedagogia e sete no curso de Administração Pública.

O acordo contempla ainda ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e da administração, assim como na busca de parcerias para atuação em inovação tecnológica e em outras áreas estratégicas.

“Além de toda a articulação regional em favor da oferta desses cursos, é importante dizer que eles não teriam saído do papel se não fosse a parceria que estabelecemos com o IFPR a partir de seus campi em Capanema e Barracão. Estamos seguros de que o acordo que firmamos potencializará também outras ações de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação nos próximos anos”, destacou o diretor do Campus Realeza, Marcos Antônio Beal.

Curso de Administração Pública

O curso de Administração Pública será presencial, noturno, e terá duração de 4,5 anos. Pela sua proposta, buscará contribuir com a qualificação da gestão fiscal em prol do desenvolvimento regional, uma necessidade apontada pelo Plano de Desenvolvimento Regional integrado do Sudoeste do Paraná - Ciclo 2019/2029, coordenado pela Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná e do qual a UFFS foi uma das dezenas de entidades parceiras na elaboração.

Outras justificativas para a criação do curso apontam a necessidade de equilíbrio e ajuste de contas públicas, a melhora nos índices de gestão fiscal, a qualificação de gestores públicos e aqueles vinculados a associações, cooperativas, sindicatos, entre outras organizações sociais.

De acordo com o Projeto Pedagógico, o egresso do curso de Administração Pública terá “compreensão dos fundamentos constitutivos do Estado e da sociedade, com sólido conhecimento dos temas de interesse público, tais como a pobreza, a exclusão, a formação política do país etc”. Ao contribuir com a qualificação da gestão pública, também se espera “a superação das desigualdades constituintes da sociedade brasileira”.

O público-alvo do curso são os agentes públicos dos três poderes em seus mais variados níveis de atuação, pessoas que atuam em organizações da sociedade civil, movimentos sociais e entidades não-governamentais e que de alguma forma têm atuação voltada para a promoção de bens públicos e a prestação de serviços à população.

Curso de Pedagogia

A criação do curso de Pedagogia se articula com os demais cursos de licenciatura já ofertados no Campus Realeza (Ciências Biológicas, Física, Química e Letras Português e Espanhol), bem como contempla a necessidade de formação aos professores que ainda apresentam apenas o magistério como formação. O curso será noturno, presencial, tendo duração de 4,5 anos.

“O egresso do curso de Pedagogia da UFFS - Campus de Realeza deverá ser um profissional da Educação capaz de transitar por diferentes áreas do conhecimento para atuação na docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na gestão e coordenação pedagógica nas escolas onde atuar”, comentou a pedagoga do Campus Realeza, Andréia Eduardo Florêncio de Deus, que coordenou o grupo de trabalho de elaboração da proposta pedagógica do curso.

Documentos Oficiais
DECISÃO Nº 2/CONSUNI/UFFS/2021: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/decisao/consuni/2021-0002
DECISÃO Nº 3/CONSUNI/UFFS/2021: https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/decisao/consuni/2021-0003

   

 

 

Créditos: João Peron/AQUARELA FM.

Compartilhe com seus amigos!
no2

(46)3543-2679 / (46)3543-2611 / (46) 3543-4029

(46) 9-9933-3001 - pedido musical

opec@aquarelafm.radio.br / 46- 9-9915-3813 Comercial

Av. Bruno Zution, 2912, Centro, Realeza - Paraná / Caixa Postal 101